Home   Especiais   Opinião   Pistas  Agenda  Galeria  Wallpapers  Fale Conosco  
 Categorias
 
 
 
F-Master - Monza recebe última rodada dupla da temporada
 
Octávio Freitas, com 16 anos, é o mais novo participante da temporada (Foto: Divulgação)
No próximo fim de semana (4 e 5/10) o automobilismo mundial vai conhecer mais um campeão. O neozelandês Chris Van der Drift e o alemão Michael Ammermuller vão decidir quem leva o título da temporada 2008 da Fórmula Master, uma das categorias que melhor prepara pilotos jovens e experientes no caminho até a Fórmula 1. “Essa temporada foi bastante competitiva. Tanto que o campeão só vai sair na rodada final”, lembra o brasileiro Octávio Freitas (Cloe / Selenia / HMI / Vip), que aos 16 anos foi o mais jovem a participar do campeonato este ano. A 15ª e 16ª etapas acontecem no tradicional circuito de Monza, na Itália.

Líder do campeonato com 73 pontos, Van der Drift precisa apenas chegar em segundo lugar em uma das duas provas para garantir o título. Já Ammermuller tem que descontar uma desvantagem de 13 pontos nos 20 que ainda estão em disputa nas corridas italianas. “As duas provas vão ser muito emocionantes. Acho que o título só vai ser decidido mesmo na última corrida, comprovando o alto nível da categoria”, afirma Octávio. A Fórmula Master utiliza o mesmo regulamento da GP2. A pontuação é idêntica a da F1 e o grid e largada para a segunda corrida segue o resultado da primeira prova, com a inversão dos oito primeiro colocados.

A rodada final no Autódromo de Monza deve ser novamente acompanhada por um grande público. “Todas as corridas da temporada acontecem com arquibancada cheia. E nessa decisão de título com certeza não vai ser diferente”, comenta o ex-campeão brasileiro de kart representando o Tocantins. Todas as provas da categoria são preliminares das etapas européias do FIA WTCC, o Campeonato Mundial de Turismo. As corridas também podem ser vistas, ao vivo, pelo site oficial da F-Master (www.formulamaster.net).

A temporada de 2008 mostrou toda a competitividade da categoria. Os 12 primeiros colocados do certame são de nacionalidades diferentes. E o campeonato será decidido por dois pilotos experientes e gabaritados. Além de ter sido vice-campeão europeu de Fórmula Renault em 2006 e ser o atual vice-campeão da categoria, Drift ficou entre os cinco primeiros nos testes da GP2 realizados na semana passada em Pau Ricard. Por sua vez, Ammermuller já competiu e venceu corrida na GP2, disputou algumas provas e venceu uma etapa da A1GP pela Alemanha, além de ter sido piloto de testes da Red Bull Racing na F1. Ele ficou famoso no Brasil por ter andado com um carro da RBR pelas ruas de São Paulo na semana do GP brasileiro de 2006. O campeão da Fórmula Master 2008 assinará um contrato com a Honda para 15 dias de testes na Fórmula1.

Assim está a tabela de pontuação da Fórmula Máster após 14 etapas:

1) Chris van der Drift (NZL), 83 pontos;
2) Michael Ammermuller (ALE), 70 pontos;
3) Fabio Leimer (SUI), 61 pontos;
4) Harald Schlegelmich (LET), 42 pontos;
5) Vladimir Arabadzhiev (BUL), 29 pontos;
6) Kasper Andersen (DIN), 27 pontos;
7) Sergey Afanasiev (RUS), 25 pontos;
8) Arturo Llobell (ESP), 24,5 pontos;
9) Norbert Siedler (AUT), 22 pontos;
10) Josef Kral (RTC), 21 pontos;
11) Marcello Puglisi (ITA), 19 pontos;
12) Pablo Sanchez Lopez (MEX), 14,5 pontos;
13) Daniel Mancinelli (ITA), 13 pontos;
14) Earl Bamber (NZL), 12 pontos;
15) Tim Sandtler (ALE), 10 pontos;
15) Alejandro Nunez (ESP), 10 pontos;
17) Michael Meadows (GBR), 9 pontos;
18) Esteban Gutierrez (MEX), 8 pontos
19) Alberto Costa (ITA), 7 pontos;
19) Yuhi Sekiguchi (JAP), 7 pontos;
21) Frankie Provenzano (ITA), 4 pontos;
22) Filip Salaquarda (RTC), 3 pontos;
22) Matei Mihaescu (ROM), 3 pontos;
24) Michele Caliendo (ITA), 2 pontos;
25) Fabrizio Crestani (ITA), 0,5 pontos.
João Alberto Otazu

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  




Fórmula 1
Fórmula 3
Fórmula Truck
GP2 Series
Outras Fórmulas
Stock Car
GT3 Brasil
Rally
Kart
Endurance
Esporte Turísmo
Esporte Protótipo
Brasil
Europa
Estados Unidos
Mercado
Esporte Amador
Outros


© Copyright 2001/2024 KARTING. Todos os direitos reservados