Home   Especiais   Opinião   Pistas  Agenda  Galeria  Wallpapers  Fale Conosco  
 Categorias
 
 
 
Dakar 2009 – Entrevista com Grégory Murac
 
Entre duas viagens à América do Sul, Gregório Murac, responsável pelas Relações Internacionais do Dakar 2009 Argentina – Chile, nos apresenta uma faceta pouco conhecida da organização do Dakar: as relações com os países anfitriões.


Argentina e Chile se apresentaram com voluntários para organizar o Dakar. O entusiasmo continua tão forte, faltando poucos meses para a chegada dos participantes a Buenos Aires?

GM - “Desde os primeiros contatos, os governos argentino e chileno, assim como os representantes das províncias, mostraram grande interesse em que a recepção do Dakar seja levada a cabo nas melhores condições. Em cada uma de nossas viagens, sentimos uma grande paixão por esportes motorizados e um imenso fervor popular pelo Dakar. As pessoas estão envolvidas em todos os níveis da administração. Quer seja nas cidades que acolherão os acampamentos, os intendentes, os governadores das províncias que atravessamos, todos estão dedicados a fazer desta nova aventura um grande êxito.”

No momento, em que fase se encontra a preparação do Dakar com as autoridades locais?

GM - “Atualmente, temos concentrado nossos esforços na gestão dos trâmites aduaneiros e imigração. Durante as reuniões bi-laterais com as autoridades aduaneiras argentinas e chilenas, trabalhamos para definir o marco normativo, dentro do qual a caravana do Dakar entrará na Argentina e atravessará a fronteira com o Chile. Nosso objetivo é simplificar, tanto quanto possível, os trâmites que os participantes tenham que realizar, sem alterar os processos habituais de ambas as administrações.

Poderia nos dizer um pouco mais sobre os trâmites administrativos?

GM - Para começar, é conveniente dizer que todos os veículos e materiais levados pelos participantes à Argentina e Chile foram submetidos ao regime de importação temporária. Em outras palavras, todo o material que entre nestes territórios serão declarados nas aduanas para que, caso necessário, se possa controlar na saída. Isto implica em dois tipos de situações: a dos participantes cujos veículos entram no barco fretado pela organização e dos participantes que se encarregaram de sua própria logística.

No primeiro caso, muito em breve os participantes receberão um formulário, no qual terão que especificar o material embarcado. Na sequência nós nos encarregaremos de todos os tramites aduaneiros, com ajuda da empresa Waiver, agente aduaneiro. Isto nos permitirá simplificar todos os tramites junto às administrações argentinas e chilenas.

E para os competidores que não tomaram o barco da organização?

GM - No que diz respeito aos participantes que se encarreguem de sua própria logística, estarão obrigados a declarar, nas aduanas argentinas e chilenas, o material que importaram. Aconselhamos que consultem um agente aduaneiro. Poderão, se assim desejarem, colocar-se em contato com nosso provedor. A empresa Waiver está familiarizada com os problemas relacionados ao Dakar e poderá responder às diferentes solicitações (Frete terrestre, marítimo ou aéreo) de declaração nas aduanas. Abaixo, os participantes encontrarão todos os contatos necessários.

WAIVER
Veronica Motl Estrugo – Assistente Comercial
Email: veronica.motl@waiverlogistics.com
Telefone: +54(11)4343 9112
Fax: +54(11)4342 7294
Celular: +54(9)(11) 4998 6760

Nota do editor: A entrevista foi traduzida integralmente do original fornecido pela assessoria de imprensa do Dakar 2009 Argentina – Chile ao Karting
Décio Ribeiro

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  




Fórmula 1
Fórmula 3
Fórmula Truck
GP2 Series
Outras Fórmulas
Stock Car
GT3 Brasil
Rally
Kart
Endurance
Esporte Turísmo
Esporte Protótipo
Brasil
Europa
Estados Unidos
Mercado
Esporte Amador
Outros


© Copyright 2001/2024 KARTING. Todos os direitos reservados