Home   Especiais   Opinião   Pistas  Agenda  Galeria  Wallpapers  Fale Conosco  
 Categorias
 
 
 
F-3: Rafael Suzuki corre pela primeira vez em Sachsenring, na Alemanha
 
Brasileiro luta para ser o melhor piloto com motor Opel no campeonato alemão

Seguindo a tônica de praticamente toda a temporada, o brasileiro Rafael Suzuki (SV Labs) estréia em mais uma pista na Fórmula 3 Alemã em 2008. Ele compete neste final de semana (19-21/09) no Autódromo de Sachsenring, em rodada válida pelas 15ª e 16ª etapas da competição. “Como é a primeira vez que vou correr nessa pista, fica difícil fazer qualquer prognóstico. Só mesmo após os treinos livres para se ter uma idéia. Mas seria legal se conseguíssemos fazer a Opel voltar a ficar entre os três primeiros”, afirma o esportista, que faz seu primeiro ano num dos principais campeonatos da categoria em todo o mundo.

Como são estreantes e não fizeram a pré-temporada, Rafael Suzuki e sua equipe não possuem muita base de dados sobre o circuito e terão que aprender quase tudo nos treinos iniciais. “Eu não conheço a pista e a equipe também nunca esteve lá. A única informação que temos são alguns dados que a Opel nos forneceu”, conta o titular da Performance Racing. Apesar do pouco conhecimento, ele se mostrou entusiasmado com as características da pista. “Sabemos que é uma pista de alta, com subidas e descidas íngremes. Há um trecho com curvas de alta no qual ficamos por 30 segundos em aceleração total. Deve ser interessante”, comenta.

Uma das disputas mais interessantes na F3 Alemã é o duelo das quatro fábricas que fornecem os motores para a categoria. Essa disputa muitas vezes pode determinar o desempenho dos pilotos em certas pistas. “Há diferença de equipamentos em qualquer corrida de carros. Temos que trabalhar para contornar possíveis dificuldades e fazer a diferença”, fala Suzuki. Sétimo colocado no campeonato, o titular da SV Labs está na briga para ser o mais bem colocado entre os que usam propulsores Opel. “Para a equipe isso seria importante, mostra que estamos no caminho certo. Mas o que realmente queremos é estar entre os melhores, independente do motor que utilizamos”, completa.

Assim está o campeonato após 14 etapas:

1) Fréderic Vervisch/BEL, Dallara F307/Mercedes, 95 pontos;
2) Sebastian Saavedra/COL, Dallara F307/Mercedes, 71;
3) Matteo Chinosi/ITA, Dallara F307/Honda, 69;
4) Johnny Ceccoto/VEN, Dallara F307/Mercedes, 64;
5) Laurens Vanthoor/BEL, Dallara F307/Volkswagen, 53;
6) Kevin Mirocha/ALE, Dallara F307/Opel, 49;
7) Rafael Suzuki/BRA, Dallara F307/Opel, 45;
8) Gerhard Tweraser/AUT, Dallara F307/Mercedes, 42;
9) Federico Leo/ITA, Dallara F 307/Honda, 22;
10) Max Nilsson/SUE, Dallara F307/Opel, 15;
11) Hamad Al Fardan/BRN, Dallara F307/Mercedes, 13;
12) Philipp Eng/AUT, Dallara F307/Mercedes, 7;
13) Sergey Chukanov/UCR, Dallara F307/Opel, 6;
14) Rahel Frey/SUI, Dallara 307/Volkswagen, 5;
15) David Hauser/LUX, Dallara 307/Mercedes, 3;
16) Gary Hauser/LUX, Dallara 307/Mercedes, 2;
17) Jenz Hoing/ALE, Dalara F307/Mercedes, 1 ponto.
João Alberto Otazu

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  




Fórmula 1
Fórmula 3
Fórmula Truck
GP2 Series
Outras Fórmulas
Stock Car
GT3 Brasil
Rally
Kart
Endurance
Esporte Turísmo
Esporte Protótipo
Brasil
Europa
Estados Unidos
Mercado
Esporte Amador
Outros


© Copyright 2001/2024 KARTING. Todos os direitos reservados