Home   Especiais   Opinião   Pistas  Agenda  Galeria  Wallpapers  Fale Conosco  
 Categorias
 
 
 
Felipe Leonardos anuncia estréia na Pick-up Racing em 2009
 
Vice-líder da Fórmula São Paulo e destaque da categoria Shifter Kart, piloto paulista decide se profissionalizar no automobilismo a partir do ano que vem. Opção pela Pick-up Racing é vista por ele como a mais natural rumo à Copa Nextel Stock Car (Foto: divulgação)
O paulista Felipe Leonardos (Opus Papéis/Sappi) anunciou nesta quinta-feira (7) que vai se profissionalizar no automobilismo a partir do ano que vem. Depois de pouco mais de uma temporada competindo na Fórmula São Paulo – onde conquistou duas vitórias e ocupa a vice-liderança do atual campeonato –, e de quatro anos de uma carreira bem sucedida no kart, ele optou por seguir caminho rumo a Copa Nextel Stock Car em 2009. E, com uma antecedência incomum no esporte, confirmou presença na Copa WebMotors Pick-up Racing no ano que vem.

A categoria de utilitários é vista por Leonardos como ideal para sua primeira temporada completa em carros de turismo, e o caminho mais natural para o início de uma carreira profissional rumo a Stock Car. “Acredito que a Pick-up Racing seja a opção mais natural para mim, já que tive o primeiro contato com um carro de corrida na Fórmula São Paulo, já fiz uma boa corrida na Stock Jr. em Curitiba e um teste de F-3 na mesma pista antes de me decidir. Hoje piloto um monoposto de pouco mais de 140 cv, e no ano que vem terei de domar um chassi tubular equipado com uma usina de pouco mais de 300 cv. Por isso, vou dedicar o restante da temporada a minha adaptação à nova categoria”, declarou o piloto.

As conversas com potenciais patrocinadores para a temporada de 2009 da Pick-up Racing estão adiantadas, o que motivou Felipe Leonardos a dedicar todo o restante de 2008 a sua preparação para a categoria de utilitários. Como a categoria não permite treinos particulares, ele fará testes nos principais circuitos do calendário com carros de grande potência e de tração traseira, com o objetivo de encurtar o natural período de adaptação pelo qual passará em 2009.

“Vou me dedicar muito aos treinos particulares neste ano. Isso não significa que chegarei à categoria plenamente adaptado no ano que vem, até porque não poderei treinar com um chassi exatamente igual ao usado na Pick-up Racing. Mas, testar com um carro maior, mais pesado e mais potente que o Fórmula São Paulo, em boa parte das pistas que sediarão corridas da categoria no ano que vem, certamente encurtará meu período de adaptação quando a temporada 2009 começar”, opinou o piloto.

A decisão de Felipe Leonardos de se profissionalizar no automobilismo competindo no Brasil segue uma tendência recente na história do esporte a motor nacional. Se há alguns anos o objetivo principal dos pilotos que se formam nos kartódromos e nas categorias de base era seguir para a Europa ou para os Estados Unidos – almejando a Fórmula 1 ou a IRL, respctivamente –, nos dias de hoje a meta considerada mais próxima da realidade dos ex-kartistas é mesmo a Stock Car.

“Quero ser um piloto profissional, e tenho dedicado os últimos quatro anos da minha vida a aprender o maior número possível de lições sobre o esporte. Terei ótimas recordações da Fórmula São Paulo, onde conquistei minha primeira vitória no automobilismo, e continuarei treinando de Shifter Kart. Mas vou incluiu um novo estágio no meu treinamento, que é a adaptação aos carros de grande potência. E isso, em paralelo ao trabalho de captação de patrocínio e de preparação física, vai consumir boa parte o meu tempo nos próximos meses. Por isso, vou pensar apenas na Pick-up Racing a partir de agora”, acrescentou o piloto da Massoni Racing, que não planeja disputar nenhuma corrida da categoria neste ano.

A Pick-up Racing é uma das categorias de maior sucesso no automobilismo nacional. Idealizada no Rio Grande do Sul, começou a ser disputada em 1999 – embora sua primeira corrida oficial seja a do dia 08 de abril de 2001, quando recebeu a homologação da Confederação Brasileira de Automobilismo. De lá para cá se tornou referência, principalmente ao ser a primeira categoria do automobilismo mundial a usar gás natural veicular (GNV) como combustível – prática abandonada já no ano passado.

Em 2008 a Pick-up Racing se uniu a Stock Car Brasileira e deixou os modelos de rua adaptados para corrida, para usar os chassis tubulares com carenagens de fibra de vidro – semelhantes aos usados pela principal classe do automobilismo nacional. Os motores são V8 com 330 cavalos de potência – que levam os carros a cerca de 240 km/h. Neste domingo a categoria terá a quarta etapa da temporada 2008 no Autódromo Ayrton Senna, em Caruaru (PE).
Rafael Durante

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  




Fórmula 1
Fórmula 3
Fórmula Truck
GP2 Series
Outras Fórmulas
Stock Car
GT3 Brasil
Rally
Kart
Endurance
Esporte Turísmo
Esporte Protótipo
Brasil
Europa
Estados Unidos
Mercado
Esporte Amador
Outros


© Copyright 2001/2024 KARTING. Todos os direitos reservados