Home   Especiais   Opinião   Pistas  Agenda  Galeria  Wallpapers  Fale Conosco  
 Categorias
 
 
 
Idéia Fixa encerra de forma positiva primeira parte da 27ª etapa
 
O final desta etapa está previsto para o dia 02 de julho, data em que a idealizadora do Idéia Fixa Tânia Mara comemora seu aniversário. (Foto: Tânia Mara Carvalho / Edu Abre)
O Rally dos Sertões chega ao seu final. Nos carros, vitória da dupla formada pelo piloto sul-africano Giniel de Villiers e pelo navegador alemão Dirk Von Zitzewitz; nos caminhões, o bicampeonato para Edu Piano. Bicampeonato também nas motos, com a vitória de José Helio, e nos quadriciclos mais um bicampeão, Robert Naji Nahas. E vitória ainda para os voluntários do Idéia Fixa, Tânia Mara e Edu Abreu, que encerraram a primeira parte da 27ª etapa do Projeto com resultados extremamente positivos.

Algumas visitas em escolas rurais, numa rota paralela a que o Rally percorreu, foram muito marcantes, a exemplo do que ocorreu na Escola São Raimundo, localizada às margens da BR 116, no bairro Baixa Verde, pertencente à cidade de Iço, no Ceará.

Da pista, Tânia avistou a escola, que apresentava instalações muito precárias. Telhado em péssimo estado, paredes e portas aos cacos e algumas crianças na faixa dos quatro aos oito anos estavam do lado de fora. Chamaram então pela professora, para que o objetivo da parada naquele lugar fosse explicado. E não é que alguns adultos que por ali estavam já sabiam que eles eram do Rally? Os voluntários entraram, brincaram, explicaram e começaram a distribuição dos kits de higiene bucal, Sorria para o Rally.

Uma das crianças decidiu agradecer a inesperada visita de uma forma inusitada. Era o garotinho Jailson Lucas Guimarães, de apenas 4 anos. Ele entoou cânticos religiosos regionais, fez uma oração pelos voluntários e disse pelo menos o nome de uns 20 santos da igreja católica. E para completar, ainda disse que vai ser Padre, decisão que tomou desde que começou a falar, ainda muito pequeno. “Ficamos em estado de choque. E olha que nós achávamos que já tínhamos visto de tudo por este sertão afora. Um pouco antes, em uma outra escolinha rural, nos deparamos com um garotinho de oito anos que lia muito melhor que muitos jovens que freqüentam universidades na cidade grande. Fiquei muito emocionada e mais uma vez creio que cada um deve fazer a sua parte, nem que seja ínfima. Os resultados aparecerão a médio e a longo prazo, não importa. A curtíssimo prazo, quem ganha somos nós, com experiências tão enriquecedoras”, comentou Tânia Mara.

No dia 29/06, ainda bem cedo, tem início a segunda parte desta etapa. É quando a viagem de volta começa. No roteiro diferente do que já foi percorrido, será a vez das comunidades carentes dos estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia receberem os kits de higiene bucal e as panelas de alumínio com arroz e feijão. “Reservamos uma parte da carga para a viagem de volta. Passaremos novamente este ano pela BR 101, onde crianças imploram por doações à beira da rodovia, correndo todos os riscos em troca de muito pouco", completou Edu Abreu.

Pouco mais de 1.500 pessoas serão beneficiadas com os 540 kits de higiene bucal dados pelo Projeto Sorria para o Rally, que contem creme dental, escova, folheto explicativo, 01 brinquedo, 02 livros de histórias infantis cedidos pela Fundação Educar D´Paschoal ao Projeto Idéia Fixa pela Educação + 400 pacotes de bolachas, 300 panelas em alumínio, cada uma com 1kg de arroz e 1kg de feijão + 02 livros de histórias, 2.000 peças de roupas usadas, 500 peças de roupas novas para adultos e crianças, sapatos, bicicletas, colchões, cestas básicas, além de produtos de higiene e limpeza (Johnson Diversey).
Graciela Mayrink

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  




Fórmula 1
Fórmula 3
Fórmula Truck
GP2 Series
Outras Fórmulas
Stock Car
GT3 Brasil
Rally
Kart
Endurance
Esporte Turísmo
Esporte Protótipo
Brasil
Europa
Estados Unidos
Mercado
Esporte Amador
Outros


© Copyright 2001/2024 KARTING. Todos os direitos reservados