Home   Especiais   Opinião   Pistas  Agenda  Galeria  Wallpapers  Fale Conosco  
 Categorias
 
 
 
F-3: maratona de testes entra na fase dos ajustes finos
 
Testando em Brasília, Rodolpho Santos passa agora para a avaliação final dos acertos elaborados com a equipe Amir Nasr Racing

A maratona de testes que vêm sendo realizados pelo piloto goiano Rodolpho Santos (Neo Química/Wurth/Palu Suisse) no circuito de Brasília terminará na próxima sexta-feira (6), mas o competidor do Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3 já adiantou que os trabalhos de acerto de seu Dallara F301/Berta estão em fase adiantada. “Atingimos 85% dos nossos objetivos”, diz ele, referindo-se ao trabalho realizado em conjunto com sua equipe, a Amir Nasr Racing. “Vamos entrar agora na fase do ajuste fino”, completa o jovem piloto goiano. Nos dias 14 e 15 de junho, a categoria realizará naquele mesmo traçado de Brasília as provas válidas pela 5ª e 6ª etapas de 2008.

O objetivo de Santos é recuperar o tempo perdido com a falta de treinos que o afastou do volante desde dezembro do ano passado. “Eu não pude treinar já que os contratos com os meus patrocinadores só seriam fechados com a definição do calendário 2008, algo que demorou bastante, praticamente em abril. Meus primeiros treinos estão acontecendo somente agora, depois de quatro corridas já disputadas”, explica. Até a quarta-feira, o piloto da Neo Química/Wurth/Palu Suisse calcula que percorreu o equivalente a 15 corridas no traçado brasiliense – ou mais de 1.200 quilômetros de treinos. “Vamos continuar testando até sexta-feira, quando a pista será fechada para treinos da F-3”, detalha.

Momentos decisivos – Segundo o piloto goiano, ele e sua equipe concentraram esforços em dois tipos de situação. “Estamos simulando os dois momentos decisivos de um fim de semana de competição. Testamos em configuração de tomadas de tempo, que definem o grid de largada, e fizemos percursos longos em alta velocidade, reproduzindo as condições de corrida”, explica ele. “Também analisamos detalhadamente o carro todo, e estamos fazendo diversos tipos de combinação de acerto. A partir desta quinta-feira (5), vamos passar para o acerto fino, que é justamente optar pelo que funcionou melhor no carro e ajustar estes elementos para que funcionem no máximo em termos de desempenho”.

Rodolpho conta que a equipe trabalhou bastante visando as duas próximas corridas, marcadas para Brasília: “Estudamos muito as possibilidades de regulagem de suspensão visando as curvas de alta velocidade. Brasília é um traçado complexo”, observa ele. “Também analisamos o comportamento do motor, e sabemos que podemos melhorar ainda neste quesito. Durante todos os dias fizemos diversas combinações de ajuste de asas para variar a carga aerodinâmica, tentando descobrir o melhor compromisso entre um carro estável e bem preso ao traçado na curva, mas solto o suficiente para ganhar velocidade nas retas. Cada pequeno detalhe fará diferença”.
Rodopho Siqueira / Caio Moraes

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  




Fórmula 1
Fórmula 3
Fórmula Truck
GP2 Series
Outras Fórmulas
Stock Car
GT3 Brasil
Rally
Kart
Endurance
Esporte Turísmo
Esporte Protótipo
Brasil
Europa
Estados Unidos
Mercado
Esporte Amador
Outros


© Copyright 2001/2024 KARTING. Todos os direitos reservados