Etapa de Penedo da Peugeot é marcada por novidades para Acelera Siriema |
Segunda-feira, 20 de Julho de 2009 |
|
Adaptação ao novo carro, substituição de navegador e até homenagem marcaram o fim de semana do piloto Luiz Facco, que finalizou a quarta prova do campeonato na sexta posição na 207 Super
Uma etapa atípica marcou o fim de semana (18 e 19) da Acelera Siriema, durante a quarta prova da Copa Peugeot de Rally de Velocidade. A estreia de um novo carro, de uma nova categoria, a substituição do navegador Walace Von Schmidt e adaptação geral a estas situações tornaram a etapa de Penedo um pouco diferente das expectativas. Ainda assim, a equipe finalizou o domingo em quinto como 30m14s na 207 Super e no acumulado dos dois dias, terminou em sexto na categoria da etapa carioca.
Schmidt precisou retornar a São Paulo na manhã de sábado para resolver problemas pessoais de última agora e quem assumiu a navegação foi Gustavo Loeffler, coordenador técnico e de Motorsports da Yokohama. Luiz Facco a partir daí teve a missão de administrar um novo carro que conheceu horas antes da largada, se entrosar com o novo navegador e voltar a pilotar no ritmo do Rally de Velocidade, uma vez, que passou dez dias intensos no Rally dos Sertões, com características totalmente adversas vivenciadas no Cross Country.
Mas neste domingo, o desempenho da dupla foi muito melhor. "Realmente foi um fim de semana diferente para mim com muitas novidades. O carro que é bem diferente do 206, porque até pegar mão e fazer os ajustes necessários não é tão simples assim. Mas hoje (19) imprimimos um ritmo mais forte e cumprimos o objetivo que era completar as quatro especiais", explica Facco.
No primeiro dia, das quatro especiais previstas, a segunda foi cancelada e na terceira volta, Facco e Loeffler acabaram batendo numa grande pedra, logo após uma curva fechada, o que danificou a suspensão e os impediu de completar o dia.
Navegando pela segunda vez na Copa, Loeffer aprovou o desempenho do segundo dia. "O entrosamento de uma dupla requer tempo e, mesmo não tendo muita experiência, percebi que Facco é um piloto muito seguro. As especiais foram técnicas e travadas e exigiu muita concentração e navegação, mas fomos melhorando gradativamente, tanto que tiramos 20 segundos em cada volta", explica
Sobre o novo carro o piloto comenta: "Está sendo muito legal esta oportunidade de poder pilotar o 207, que acredito que será o carro do futuro da Copa. Ainda precisamos fazer alguns ajustes das condições de dirigibilidade e pretendemos tirar o máximo de proveito na próxima etapa, pois meu primeiro contato com ele foi agora em Penedo", afirma Facco.
Largaram nesta etapa 25 duplas divididas em três categorias: 207 Super, 206 Master e 206 Light. A nova categoria 207 Super reúne os principais nomes do Rally de Velocidade do país. Agora a equipe Acelera Siriema se prepara para a próxima etapa, que acontece em Ribeirão Preto (SP) nos dias 15 e 16 de agosto.
Homenagem - Luiz Facco conquistou no início do mês, o título de Campeão do Rally dos Sertões 2009 na categoria Super Production. O piloto ficou surpreso e grato pelo reconhecimento, ao chegar em Penedo e receber algumas manifestações dos amigos ralizeiros. A Le Lac e a equipe Rally Team colocaram faixas parabenizando a vitória, além de receber vários cumprimentos pela conquista, relativos ao primeiro título no segundo maior rally do mundo, que aconteceu de 23/6 a 3/7. |
 |
Mércia Suzuki |
|