Home   Especiais   Opinião   Pistas  Agenda  Galeria  Wallpapers  Fale Conosco  
 Categorias

Prova verá briga de estrelas internacionais
Quarta-feira, 10 de Junho de 2009
 
Maior aventura off road brasileira valerá como etapa do Campeonato Mundial de Rally Cross Country para motos e quadriciclos

Conhecido por ser a maior aventura off road brasileira e um dos principais rallies do mundo, o Rally Internacional dos Sertões completa 17 edições em 2009 e continua a contar com uma grande participação de pilotos estrangeiros. Até agora 11 nações, além do Brasil, já confirmaram presença na prova que acontece de 23 de junho a 3 de julho. O maior número de participantes de outros países se concentra nas categorias motos e quadriciclos. Além das desafiadoras paisagens do interior do país, outro atrativo para esses competidores é o fato de mais uma vez o Rally dos Sertões estar incluído no calendário do Campeonato Mundial de Rally Cross Country da Federação Internacional de Motociclismo.

Elevado nível técnico - Primeiro campeão do Sertões, em 1993, o brasileiro Juca Bala acredita que o fato de a prova fazer parte do calendário internacional é um estímulo extra para quem briga pelo primeiro lugar. "O fato de o Sertões valer para o Campeonato Mundial eleva também o nível técnico e engrandece a prova em nível internacional. Uma vitória nessas condições vale até mais que as outras”, diz o piloto. Ele opina sobre quem são os principais candidatos à vitória: "Acredito que se a prova fosse disputada em lugares com predominância de deserto os estrangeiros levariam grande vantagem. Como temos um circuito mais travado, acho que os brasileiros e portugueses também podem se dar bem”, declara o bi campeão da prova brasileira, vencedor também em 1996.

Sexto colocado no Sertões de 2008, o português Pedro Bianchi Prata também destaca o valor de se vencer a competição brasileira. "Todos os pilotos têm como objetivo chegar ao fim desta prova e conseguir a melhor classificação possível”, diz ele, referindo-se ao alto nível de dificuldade apresentada pela corrida. "Mas o fato de contar para o Mundial acrescenta mais competitividade e oferece a possibilidade de conhecer novas equipes e pilotos. Outro atrativo, claro, é a notoriedade conquistada através de uma vitória neste rally”. O português, que em 2009 será o primeiro piloto a competir no Sertões com uma moto BMW, acredita que a preparação física pode ser decisiva. "O Rally dos Sertões é um desafio pessoal e profissional, é uma prova exigente com um percurso superior a 5 mil quilômetros. Este rally exige uma boa preparação física, concentração e sentido de orientação. Será uma oportunidade única de rodar a nova BMW G 450 X e representar a equipe portuguesa Bianchi Prata – CIN em uma aventura nas regiões do interior brasileiro, que possui paisagens incríveis”, afirmou.

De 2005, quando o Sertões estreou no Campeonato Mundial, os vencedores foram Jean Azevedo (2005), Cyril Despres (2006) e José Hélio (2007, 08) nas motos. Robert Nahas (2005, 08), Carlos Collet (2006) e Maurício Ramos "Índio” (2007) venceram as últimas disputas nos quadriciclos.

A temporada 2009 do Mundial tem dois pilotos em destaque nas motos, ambos equipados com motos KTM 690 Rally: o francês Cyril Despres, vice campeão do Rally dos Sertões 2008, e o espanhol Marc Coma, atual campeão do Dakar e quarto colocado no Sertões do ano passado. Cada um venceu uma etapa do Campeonato Mundial em andamento, tendo o rival como segundo colocado. Na primeira, disputada nos Emirados Árabes, Coma levou a melhor. No Rally da Tunísia, segunda etapa do calendário, foi Despres quem se deu bem. Com isso os dois pilotos dividem a liderança do Mundial com 47 pontos.

Nos quadriciclos o líder da temporada é o francês Lionel Lane (KTM 525 XCATV) com um terceiro lugar na abertura e uma vitória na segunda disputa, totalizando 45 pontos. O melhor brasileiro no torneio é Glauco Guimarães, na nona posição com 15 pontos, conquistados na primeira etapa. Antes de chegar ao Brasil, o campeonato passa pela Itália, palco do Sardegna Rally Race, de 26 de maio a 1º de junho.
Rodolpho Siqueira

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  




Fórmula 1
Fórmula 3
Fórmula Truck
GP2 Series
Outras Fórmulas
Stock Car
GT3 Brasil
Rally
Kart
Endurance
Esporte Turísmo
Esporte Protótipo
Brasil
Europa
Estados Unidos
Mercado
Esporte Amador
Outros


© Copyright 2001/2025 KARTING. Todos os direitos reservados