Home   Especiais   Opinião   Pistas  Agenda  Galeria  Wallpapers  Fale Conosco  
 Categorias

Derani anda forte na classificação mas abandona depois de acidente
Sábado, 11 de Abril de 2009
 
Jovem piloto brasileiro superou dificuldades técnicas na tomada de tempos e cravou a quinta melhor marca

Em sua estréia no automobilismo depois de encerrar o ciclo no kart, o brasileiro Pipo Derani (Taedda) surpreendeu ao classificar-se em quinto lugar para a abertura da temporada da Fórmula Renault Norte Européia no circuito de Zandvoort, na Holanda. A surpresa se deveu aos problemas no sistema elétrico do seu carro, que o obrigaram a ficar parado no box enquanto os rivais avançavam na briga pela pole position. No entanto, a corrida do piloto da equipe Motopark durou apenas três voltas, sendo encerrada prematuramente por um toque em uma briga por posição. Mas, no geral, Pipo mostrou bom ritmo em treinos e na corrida, impondo respeito aos adversários.

No treino de classificação, o brasileiro enfrentou um problema no sistema elétrico do carro, que foi rapidamente solucionado pelos mecânicos, mas que causou prejuízos: parado no box, o piloto viu os adversários avançarem na briga pela pole position. Depois dos reparos, Pipo marcou 1min38s257 com o primeiro jogo de pneus – quinta melhor marca entre os pilotos que estavam nas mesmas condições. No segundo set, Derani melhorou sua marca e cravou 1min37s717, garantindo o quinto lugar no grid. A pole foi garantida pelo inglês Adrian Quaife-Hobs.

Na corrida, o piloto da Taedda caiu para sétimo nos primeiros metros, mas recuperou uma colocação na saída da curva 1 e ficou logo atrás do holandês Nigel Melker, quinto colocado. Na segunda volta, os dois chegaram a se tocar na primeira curva na luta pela posição. Mas no giro seguinte, com Pipo no vácuo do adversário em plena reta, o brasileiro tentou a ultrapassagem, quando aconteceu o acidente. "Quando eu tirava o meu carro do vácuo do dele, o Melker freou bem antes do que o normal, e não deu para desviar”, lamentou o brasileiro, forçado a abandonar a prova. Depois de 16 voltas, a vitória foi do inglês Adrian Quaife-Hobs, seguido do português Antonio Felix da Costa e do dinamarquês Kevin Magnussen.

Na segunda corrida da rodada dupla, os oito primeiros colocados largam em posições invertidas. E Pipo, com o abandono, sai do 20º lugar. "Vai ser uma experiência interessante, porque pela primeira vez vou largar lá de trás e tentarei recuperar o máximo de posições possível. Vou tomar cuidado na largada, porque no meio do ‘bolo’ a chance de se envolver em alguma confusão é grande. O importante é que nesta minha estréia eu já me adaptei ao carro e também à pista. E já fui testado contra vários pilotos mais experientes, alguns com até duas temporadas já na Fórmula Renault. Foi apenas uma pena ter acontecido o acidente”, afirmou o piloto.

Confira o resultado da primeira corrida em Zandvoort:

1º Adrian Quaife-Hobs (Motopark) - 16 voltas em 26min43s978
2º Antonio Felix da Costa (Motopark) - a 7.949
3º Kevin Magnussen (Motopark) - a 9.399
4º Juan Jacobo (Motopark) - a 20.151
5º Nigel Melker (MP Motorsport) - a 24.632
6º Marco Sorensen (Motopark) - a 24.777
7º Daniel de Jong (MP Motorsport) - a 26.909
8º Toomas Heikkinen (Koiranen Bros.) - a 27.424
9º Arnold Neveling (SL Formula) - a 27.815
10º Bart Hylkema (Motopark) - a 28.563
-
20º Pipo Derani (Taedda/Motopark) – abandono (acidente) a 13 voltas

A largada da segunda corrida está marcada para as 12h35 (horário local) desta segunda-feira (13).

João Alberto Otazu

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  




Fórmula 1
Fórmula 3
Fórmula Truck
GP2 Series
Outras Fórmulas
Stock Car
GT3 Brasil
Rally
Kart
Endurance
Esporte Turísmo
Esporte Protótipo
Brasil
Europa
Estados Unidos
Mercado
Esporte Amador
Outros


© Copyright 2001/2025 KARTING. Todos os direitos reservados