|
Como foi a 10ª etapa do Dakar 2009 |
|
Carros:
O espanhol Carlos Sainz (VW) carimbou, nesta terça-feira, mais uma vitória no Dakar 2009 – Argentina – Chile. Ao vencer a 10ª etapa, Sainz contabilizou sua sexta vitória na 1ª edição latina do Dakar. A quarta consecutiva. Sainz terminou com 27 segundos de vantagem para o americano Robby Gordon e seu Hummer. A terceira colocação ficou com o companheiro de equipe de Sainz, o americano Mark Miller. Na classificação geral, Sainz ocupa a liderança, com 27min31s de vantagem para Mark Miller e 41min43s para o sulafricano Giniel De Villiers (VW).
Os brasileiros Jean de Azevedo e Yossef Haddad, únicos brazucas ainda na disputa, terminaram a etapa em 19° e ocupam a 25ª colocação na geral, com 23h19min21 de desvantagem para os líderes.
Motos:
A vitória, nas motos, foi do espanhol Jordi Viladoms (KTM), que conseguiu sua primeira vitória nesta edição e a segunda em um Dakar. Viladoms terminou a etapa com um a vantagem de 1min06 à frente do francês Alain Duclos (KTM) e 2min07 à frente do norueguês Pal Anders Ullevalseter (KTM). A liderança na geral está com o espanhol Marc Coma (KTM), 7° colocado, na etapa desta terça-feira, que conta com uma vantagem de 1h24min50 para o francês David Frétigne (Yamaha), o 17° na etapa desta terça, que por sua vez detém a liderança confortável na 450cc. Na categoria Maratona, o vencedor do dia foi Henk Knuiman (KTM). Com esse resultado o holandês se aproximou de seu compatriota Frans Verhoeven (KTM), detentor da liderança provisória.
Temos ainda 2 representantes nas motos, os brasileiros José Hélio Rodrigues F°, 17/ na etapa e 12° na geral e Rodolpho Mattheis, 35° na etapa e 37° na geral.
Caminhões:
O russo Vladimir Chagin (Kamaz) venceu pela quarta vez nesta edição do Dakar, com uma vantagem de 1min44 para o holandês Gerard De Rooy (Gianf) e 3min56 à frente do russo Firdaus Kabirov (Kamaz).
O trio André Azevedo / Maykel Justo / Jaromir Martinec (ESP) terminaram a etapa em 7° e ocupam a 6ª colocação na geral. |
 |
Décio Ribeiro |
|