|
Dakar 2009 - Chega o dia mais tenebroso do rali |
|
|
 |
Pichini e Roldan em ação (Foto: André Chaco)
|
 |
Terça-feira, 13 de janeiro, décima etapa – O Dakar começa agora a entrar em sua reta final, e ontem, a etapa entre La Serena e Copiapo, com 537 km dos quais 449 de trecho cronometrado, oferecia aos competidores uma pista rápida, com montanhas, areia, pedras e dunas.
Paulo Pichini e Lourival Roldan faziam uma prova tranqüila, até que, após a passagem no km 399, o carro da dupla brasileira começou a perder potência e atravessar as dunas se tornou um desafio à parte. Obstáculo vencido e algumas posições perdidas, eles chegaram a Copiapo na noite de ontem dentro do tempo limite do dia.
Para hoje o Dakar reserva seu dia mais difícil.
"Estamos agora nos preparando para a largada de hoje cujo trecho trará mais areia fofa, trechos pedregosos, cascalho, pista rápida e muita areia. Alie a tudo isso, altitude média de 1500 metros acima do mar com pico de até 2400 metros. Falando assim até parece um dia normal para um Dakar, mas o que vamos enfrentar nesta décima etapa será o dia mais tenebroso do rali, e, portanto o mais aguardado desta edição", descreve Pichini.
Mesmo assim, a questão é: o Atacama chegou. Mas, será que o deserto mais inóspito do planeta, dono das maiores dunas do mundo, deixará marcas profundas na edição 2009 do maior rali da terra?
"Ontem vimos que este lugar é indescritível em beleza, porém as dificuldades apesar de serem muitas não nos pegaram de surpresa. Talvez por termos tido dias iniciais surpreendentes, talvez porque a expectativa fosse muito grande, não sei explicar... Acredito que hoje, o deserto vá nos mostrar suas mais duras condições em função da região escolhida. Teremos que ser mais hábeis e determinados para conseguirmos completar a especial com sucesso". Avalia Lourival Roldan.
Na noite de ontem, a organização cortou 200 km dos 670 de trecho cronometrado previsto para a etapa de hoje, um laço, com largada e chegada em Copiapo. Neste momento, acontece a largada da competição após quatro horas de atraso devido a uma densa neblina que pairava sobre a região, o que impedia a decolagem dos helicópteros de segurança médica e direção de prova e imagens.
"É complicado ficarmos nessa espera, isso gera desconcentração e mais ansiedade. Enfim, começaram a dar largada para as motos depois de horas de atraso. O Pior é que isso fará com que quem tenha problemas precise navegar por bússola, em meio às dunas e provavelmente à noite. Nossa expectativa é que venha um trecho muito seletivo e realmente complexo para todos", comentou Pichini por telefone nesta manhã, momentos antes de seguir para seu carro.
Etapa 10 (quinta-feira, 13 de janeiro) - Copiapo / Copiapo
Deslocamento: 20 km
Especial: 470 km
Total: 490 km
Esta etapa será em laço pelo deserto mais temido desse rali, que é o Atacama, ao norte do Chile. A especial foi reduzida de 670 para 470 quilômetros e as dunas aqui são um pouco diferentes das encontradas no Deserto do Saara.
As dunas desta região são formadas sobre montanhas de pedra e elas têm mais altitude do que lá. Tem dunas que chegam a 600 metros de altitude, com areia um pouco mais úmida, pela umidade do Oceano Pacífico que está bem próximo. |
 |
Zarhi El Malek |
|