Home   Especiais   Opinião   Pistas  Agenda  Galeria  Wallpapers  Fale Conosco  
 Categorias

Xandinho Negrão conquista primeira vitória no FIA GT
Domingo, 05 de Outubro de 2008
 
Brasileiro vence pela primeira vez na série de turismo e embola reta final do campeonato (Foto: FIA GT )
O paulista Xandinho Negrão (Medley) conquistou neste domingo a 8ª etapa do FIA GT, uma das principais séries de turismo de todo o mundo. Em parceria com o português Miguel Ramos, Xandinho conduziu o Maserati MC12 GT1 da Vitaphone Racing à sua primeira vitória na temporada no circuito francês de Nogaro. Com mais 10 pontos, a dupla manteve o terceiro lugar na classificação geral. Restando duas corridas, está agora a somente meio ponto do holandês Mike Hezemans e do italiano Fabrizio Gollin, segundo colocados na prova, e a 6,5 dos líderes Andrea Bertolini e Michael Bartels.

Quinto colocado no grid, Xandinho chegou a cair uma posição na largada. Mas conseguiu se manter sempre no pelotão da frente, beneficiado pelo rendimento regular que a máquina italiana vem revelando desde a abertura do calendário e pela estratégia de parada adotada pela equipe. “Temos tido dificuldades com o aquecimento dos pneus dianteiros nos treinos classificatórios e aqui não foi diferente com os compostos mais duros trazidos pela Michelin. Mas sabíamos que no ritmo de prova seriamos mais rápidos. Retardamos um pouco a entrada nos boxes e isso também ajudou”, lembrou o brasileiro, que completará apenas 23 anos no próximo dia 14.

Xandinho entregou o cockpit na segunda posição e o parceiro manteve o ritmo. Ao retomar o volante no terceiro e último turno, Xandinho continuava atrás apenas do Corvette Z06 do suíço Marcel Fassler. Faltando 15 minutos para a bandeirada quadriculada, ele conseguiu a ultrapassagem e disparou na ponta, enquanto Fassler ainda cederia a posição ao companheiro de marca Gollin. “Sabíamos que os Corvette poderiam ter problemas com o consumo de pneus. Foi uma questão de andar rápido o tempo todo e não cometer erros”, resumiu Xandinho, que administrou as últimas voltas e cruzou a linha de chegada com a confortável margem de cinco segundos sobre o italiano.

“Estamos na briga pelo título. Não será fácil, porque restam apenas duas etapas e estamos competindo também com nossos companheiros de equipe da Maserati. Não podemos tomar pontos uns dos outros e permitir que o Corvette leve o campeonato”, lembrou o ex-piloto da Fórmula GP2.

O resultado da prova:

1 – Xandinho Negrão-Miguel Ramos (Maserati MC12), 81 voltas em 1h59min45s063 (147,56 km/h)
2 – Fabrizio Gollin-Mike Hezemans (Corvette Z06), a 5s003
3 – Marcel Fassler-Jean Deniz Deletraz (Corvette Z06), a 14s036
4 – Allan Simonsen-Phillip Peter (Aston Martin DB9), a 21s216
5 – Karl Wendlinger-Ryan Sharp (Aston Martin SB9), a 43s491
6 – Michael Bartels-Andrea Bertolini (Maserati MC12), a 43s705
7 – Greg Franchi-Vincent Vosse (Saleen S7), a 43s839
8 – Christoph Bouchut-Xavier Maassen (Corvette Z06), a 1min04s768
9 – Richard Westbrook-Alex Davison (Porsche 911 GT3 RS 997), a duas voltas
10 – Tim Mullen-Andrea Piccini (Ferrari F430), a duas voltas

A nova classificação: 1, Michael Bartels-Andrea Bertolini, 56 pontos; 2, Fabrizio Gollin-Mike Hezemans, 50; 3, Xandinho Negrão-Miguel Ramos, 49,5; 4, Marcel Fassler-Jean Deniz Deletraz, 41,5; 5, Karl Wendlinger-Ryan Sharp, 38; 6, Allan Simonsen-Phillip Peter, 35; 7, Christoph Bouchut-Xavier Maassen, 32,5; 8, Stephane Sarrazin-Eric Van de Poele, 20; 9, Lukas Lichter-Hoyer-Alex Muller, 17; 10, Alessandro Píer Guidi-Stephane Lemeret, 16.

Próxima etapa: Zolder (Bélgica, dia 19 de outubro)
Márcio Fonseca

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  




Fórmula 1
Fórmula 3
Fórmula Truck
GP2 Series
Outras Fórmulas
Stock Car
GT3 Brasil
Rally
Kart
Endurance
Esporte Turísmo
Esporte Protótipo
Brasil
Europa
Estados Unidos
Mercado
Esporte Amador
Outros


© Copyright 2001/2025 KARTING. Todos os direitos reservados