Cleber Rosa / Eduardo Rebouças e Luiz Aguiar / Sérgio Bessa, da Evolution Racing Team, chegam à Caicó (RN) em 6º e 10º lugares na Super Production e partem para a final em Natal
Nesta quinta-feira (2) a caravana do Rally Internacional dos Sertões chegou ao Rio Grande do Norte, último dos sete estados do roteiro. Após percorrerem 429 km entre Juazeiro do Norte (CE) e Caicó, os competidores finalizaram a penúltima etapa da prova. As duplas cearenses da Evolution Racing Team completaram o trecho cronometrado de cerca de 130 km, entre os dez primeiros da Super Production.
Cleber Rosa e Eduardo Rebouças finalizaram em 2h26m39s, tempo que lhes garantiu a 6ª colocação na categoria e a 19ª na geral dos Carros. Enquanto Luiz Aguiar e Sérgio Bessa, que largaram atrás devido ao problema do dia anterior, chegaram na 8ª posição da categoria e 22ª na geral, em 2h41m41s.
Com o resultado, a primeira dupla mantém a 4ª colocação na Super Production. "Foi uma prova meio chata de se fazer porque não conseguíamos acelerar, era um sobe e desce danado e fizemos uma prova cautelosa, poupando o equipamento. Agora para amanhã (3) vamos administrar esta nossa posição e tentar chegar inteiro em Natal", explica o piloto Cleber.
O navegador estava mais estafado. "Estou acabado e talvez seja o esgotamento dos dias anteriores que me fez cansar mais nesta especial, travada com muitas pedras e erosões. Mas alcançamos nosso objetivo que era não deixar nossos concorrentes nos alcançar e conseguimos. Na última etapa usaremos a mesma estratégia, com o foco de cruzar a rampa de chegada", diz Rebouças.
Já Aguiar, após um dia fora do grid, estava louco para retornar à prova e ficou satisfeito por terem garantido a 8ª posição na categoria com o resultado desta nona etapa. "A especial era curta e muito travada. Em alguns trechos a achei parecida com os primeiros dias. Trechos estreitos, erosões, cascalho mas nosso carro se portou bem e nossa expectativa é manter o mesmo ritmo sem nos arriscar para a final. E já estou começando a sentir falta de tudo isto", comenta meio saudoso o piloto cearense.
Décima e última etapa - No último dia do rally, os competidores percorrerão 340 km, dos quais apenas 85 de trecho cronometrado, mas nem por isto menos difícil. Estradinhas de areia, mata-burros, travessia de barragens, trial, pedras pelo caminho e tudo exigirá muita cautela, porque nesta última etapa chegar é o foco. Após o término da Especial haverá um Super Prime nas Dunas Douradas, entre as lagoas de Jacumã e Pitangui, para depois seguirem para a rampa de chegada em Natal, onde será a grande festa com a entrega das medalhas.
Resultado (extra-oficial) acumulado após Etapa 9 - Oito primeiros Super Production
1) Luiz Facco /Sílvio Deusdará 34:15:14
2) Otto Baumgart /Gabriel Melegaro Foltram 39:43:13
3) Mauro Schenkenberg Guedes/Corban Costa 40:13:51
4) Cleber Rosa/Eduardo Rebouças 41:10:25
5) Marcos Cassol/Rodrigo Mello 41:34:51
6) Walter Bussadori/Ademar Frederico 43:11:43
7) Marcus Mendes/Andrea Alves 43:46:45
8) Luiz Aguiar/Sergio Bessa 45:22:19 |